domingo, 17 de novembro de 2013
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Hamster Chines
Ter um Hamster como animal de estimação está cada vez mais comum, pois se trata de um animal mais fácil de cuidar e que de certa forma demanda menos trabalho. O Hamster Chinês é um dos mais encontrados nas casas brasileiras, o filhote dessa espécie é especialmente bonitinho.
Numa única ninhada o Hamster Chinês pode chegar a ter 8 filhotes, apesar de ser um processo um pouco complexo a reprodução do seu Hamster em casa é possível conseguir. Basicamente a fêmea entra no cio de 4 em 4 dias,o cio da fêmea dura cerca de 4 a 24 hs, mas é necessário que ela e o macho cheguem num acordo no momento do acasalamento para que os filhotes sejam concebidos.
Se você deseja ter um filhote de Hamster, mas não quer ou não tem como fazer esse processo de reprodução em casa pode optar por comprar o pequeno numa loja de animais. Saiba apenas que será necessário ter mais cuidados com eles, tenha responsabilidade para que eles tenham uma vida longa.
O Hamster chinês é uma espécie de hamster, originário dos desertos do nordeste da China e Mongólia. Estes animais chegam a medir de 7,5 a 9 cm de comprimento, e na fase adulta eles tem de 5 a 8 filhotes por semestre e pesam de 50-75 gramas. Vivem em média de dois a três anos.
Alimentação
Podem comer - maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra, repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve, cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce, semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.
Não podem comer - abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras
Os machos de hamster chinês são extremamente fáceis de serem identificados em relação ao hamster fêmea devido aos seus testículos muito óbvios e tamanho maior do que o das fêmeas, também possuem bolsas nas bochechas que usam para carregar comida ou material para o ninho. Quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho.
Se for comprar uma gaiola de grade certifique-se de que os espaços entre as barrinhas de ferro sejam pequenos para evitar assim que seu hamster se machuque, fique preso ou mesmo fuja da gaiola. Outra dica importante é sobre colocar mais de um hamster na mesma gaiola, vale lembrar que este tipo de hamster é mais sociável do que as outras espécies mas o convívio com outros hamster na mesma gaiola deve acontecer desde jovens. Se já adultos os hamsters começarão a brigar excessivamente se forem colocados na mesma gaiola e poderão até mesmo morrer.
Os machos de hamster chinês são extremamente fáceis de serem identificados em relação ao hamster fêmea devido aos seus testículos muito óbvios e tamanho maior do que o das fêmeas, também possuem bolsas nas bochechas que usam para carregar comida ou material para o ninho. Quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho.
Gaiola para hamster chinês
Naquilo que se refere à gaiolas para hamsters chineses é preciso ter cuidado já que eles são mais finos do que outros hamsters (Hamster Sírio, Hamster Panda) . Por esta razão alguns criadores improvisam um aquário modificado (com paredes de vidro) pois os hamsters chineses são muito pequenos e podem passar facilmente pelas barras das gaiolas comuns para hamsters.

Eles são uma espécie muito cativante de hamster e podem ser mantidos em pares do mesmo sexo ou em casais (pares para acasalamento, entretanto, tendem a ser mais difícil de se manter). Os pares de machos tendem a se entrosar melhor do que os pares femininos. Quando há problemas é melhor separá-los pois, embora sociáveis, eles podem viver uma vida feliz sozinhos, em um ambiente enriquecedor e com companhia humana, o que é melhor do que o risco de ferimentos ou de morte.
A gaiola deve ser sempre limpa e possuir espaço suficiente para que seu hamster possa criar esconderijos. Uma roda de correr também é necessária para permitir que seu hamister se exercite e gaste a energia acumulada. Você vai perceber que eles adoram correr e se exercitar!
Muitas pessoas gastam muito dinheiro com acessórios e brinquedos para hamsters sem antes aprender a cuidar realmente deste animalzinho.
Assinar:
Postagens (Atom)